Notícias

Três cuidados essenciais para se com a saúde ter no verão

Três cuidados essenciais para se com a saúde ter no verão

O verão chegou! Ficamos felizes com a chegada do calor e de dias mais luminosos. Mas, não esqueça, mudança de estação sempre requer certo cuidado à saúde, pois é natural que as mudanças climáticas interfiram um pouco em nossa rotina. Confira três cuidados que são essenciais com a chegada do verão!

 

Pele

Mais oleosidade e suor, devido ao calor e exposição ao sol são ocorrências comuns no verão que facilitam o aparecimento de doenças de pele como brotoeja, micoses, fitofotodermatose (manchas causadas pelo contato com limão ou frutas cítricas e exposição ao sol), queimaduras solares, herpes labial e larva migrans ou bicho geográfico (causado pelo contato com areia de praia contaminada com fezes de cães ou gatos). A primeira recomendação, que jamais deve ser negligenciada, é o uso recorrente do protetor solar, mesmo que não seja para várias horas de exposição ao sol, o uso do filtro deve ser diário e intensificado no verão. Também recomendasse que se mantenha em locais limpos e arejados, que as partes de dobras do corpo estejam sempre limpas e bem secas. Ingestão de água para manter-se sempre hidratado também é outro hábito essencial. Caso apareçam mudanças ou incômodos na pele, procure um médico o quanto antes!

 

 

Alimentação

Neste período é indispensável que sejam bebidos 2 litros de água e que sejam feitas as 6 refeições diárias. Isso porque com o calor, a ingestão inadequada de alimentos não frescos, com armazenamento irregular, por exemplo, são causadores de contaminação alimentar, enjoo, vômito, diarreia e desidratação, comuns no verão mas que podem ser evitados com ações simples como a substituição de alimentos pesados ou muito processados (doces, molhos, condimentos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos) por frutas, verduras e mais cereais, consumidos em horários corretos, em distribuição nas 6 refeições diárias. 

 

Olhos

Você dá atenção à saúde dos seus olhos com a chegada do verão? É necessário, pois a exposição ao sol pode, de fato, queimar a córnea. É importante o uso de óculos solares e cuidado com essa exposição. O sal da água do mar também pode ser prejudicial à córnea podendo arranhá-la. Seja cuidadoso!