O QUE É A MENINGITE BACTERIANA?

É importante destacar que existe a meningite viral e a bacteriana, uma doença caracterizada por um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem cérebro). Ela pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, é transmitida pelas vias respiratórias, por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta.


Causada pelas bactérias Streptococcus Pneumoniae, Haemophilus Influenzae e Neisseria Mengitidis, a meningite bacteriana tem maior incidência no inverno. Ela é considerada a forma mais grave da doença e necessita de internação hospitalar, tratamento com antibióticos e exames de controle.


Já a meningite causada por vírus é menos agressiva, tem taxa de mortalidade mais baixa e é mais comum em crianças. Ela costuma evoluir rapidamente, sem complicações e sem necessidade de tratamento específico.


Sintomas de Meningite bacteriana


Os principais sinais e sintomas da meningite bacteriana costumam se manifestar rapidamente e podem incluir:


Febre alta e calafrios

Alterações do estado mental

Náusea e vômitos

Áreas roxas, como machucados

Erupções, pontos vermelhos

Sensibilidade à luz (fotofobia)

Dor de cabeça forte

Pescoço rígido (meningismo).

Outros sintomas que podem ocorrer:


Fontanelas (moleiras) protuberantes

Perda de consciência

Alimentação deficiente ou irritabilidade em crianças

Respiração acelerada

Postura incomum com a cabeça e o pescoço arqueados para trás.

Tratamento de Meningite bacteriana


O tratamento com antibióticos deve ser iniciado o mais rápido possível. Se necessário, o tratamento também poderá ser feito com corticosteroides por via endovenosa para diminuir a inflamação. Pode utilizar-se um ou mais antibióticos para combater as bactérias.


Depois de identificada a bactéria responsável (um ou dois dias mais tarde, geralmente) é possível escolher o antibiótico mais apropriado para tratar a doença. O tratamento implica também a administração de líquidos em função da febre, da sudação, dos vômitos e da falta de apetite.


Fontes: https://bit.ly/31Q8E9D e https://bit.ly/2XARtJC

Blog

Por Mariane Costa 16 de novembro de 2023
TESTE RESPIRATÓRIO DE HIDROGÊNIO EXPIRADO PARA O DIAGNOSTICO DA SIBO - EXAME EXCLUSIVAMENTE REALIZADO PELO LABORATÓRIO PALMA.
Por Viviane Palma 5 de outubro de 2023
Vitamina B12: por que ela é importante para o nosso corpo?
Por Mariane Costa 12 de setembro de 2023
Exame preventivo de colo de útero - já fez seu exame este ano?