VOCÊ SABE O QUE ACONTECE COM A NOSSA PELE NO INVERNO?

Tempo frio, ventos gelados e a baixa umidade do ar podem maltratar a nossa pele, que por consequência ficará mais ressecada, causando até mesmo algumas lesões em algumas partes do corpo, como lábios e mãos. E não é somente o ar gelado da serra que poderá contribuir para que isso aconteça: banhos mais quentes, ar-condicionado, aquecedores, menos ingestão de líquidos, menos transpiração. A pele acaba por perder a sua capacidade de reter água e oleosidade natural, desestruturando todo equilíbrio entre água e óleo, também conhecido como manto hidro lipídico, causando ressecamento, rachaduras e aquela sensação de repuxamento.


Para melhorar esses sintomas, inclua em sua rotina:


Use protetor solar: mesmo no inverno, seu uso continua sendo de extrema importância. A radiação ultravioleta provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas, flacidez e manchas.


Evite banhos muito quentes: em 15 minutos de um banho muito quente, a pele tende a perder água e lipídeos, o que compromete sua função de proteção.


Hidrate seu corpo: tenha em mãos um bom creme hidratante para passar em seu corpo após o banho ou antes de dormir.


Alimente-se bem: A vitamina E e o selênio, que contribuem para conservar a qualidade da pele, são encontrados em oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. E uma boa notícia para quem é fã de chocolate: a versão amarga contém flavonóides, substâncias com efeito antioxidante que também são benéficas para a pele.


Tome água: Manter o corpo hidratado internamente também é extremamente importante. Consuma ao menos 2 litros de água todos os dias. Caso sinta menos sede no inverno, opte por chás para complementar.

Blog

Por Mariane Costa 16 de novembro de 2023
TESTE RESPIRATÓRIO DE HIDROGÊNIO EXPIRADO PARA O DIAGNOSTICO DA SIBO - EXAME EXCLUSIVAMENTE REALIZADO PELO LABORATÓRIO PALMA.
Por Viviane Palma 5 de outubro de 2023
Vitamina B12: por que ela é importante para o nosso corpo?
Por Mariane Costa 12 de setembro de 2023
Exame preventivo de colo de útero - já fez seu exame este ano?