8 PASSOS PARA PARAR DE FUMAR

Não é fácil parar de fumar, mas é possível efetivamente. Segundo especialistas, para tornar-se independente da nicotina, é necessário terapias em auxílio e medicamentos que solucionem os sintomas da abstinência.
Confira 8 passos importantes para contribuir com essa luta:
1 - Creia na sua capacidade em parar de fumar. Lembre-se das coisas mais difíceis que já fez na vida e também da coragem e determinação que o permitiram realizar. Com o cigarro, não será diferente.
2 – Crie seu próprio plano para parar de fumar. Após ter lembrado das suas conquistas e desafios, faça uma lista, com ideias de ações que podem te ajudar a parar, levando sempre em consideração a sua rotina e personalidade.
3 - A ajuda dos seus amigos e família é essencial. Peça o apoio deles nessa decisão em prol da sua saúde. Os julgamentos nessa fase de adaptação não fazem bem, por isso é tão importante a compreensão deles; você pode ficar irritado nesse processo, por causa da abstinência.
4 - Determine um dia para parar de fumar. Se trata de uma decisão, um pensamento fixo que pode te ajudar, assimilando "Nesse dia vou parar de fumar para sempre!".
5 - Tenha acompanhamento médico, converse com o seu sobre essa vontade, pois a orientação profissional fará grande diferença nesse processo.
6 – Faça exercícios. Aposte em um programa, pois a prática alivia o estresse e ajuda o corpo a recuperar os danos de anos causados pelo cigarro. Não é necessário se forçar, comece com um ritma mais lento até que seu corpo vá se acostumando e gostando, para sentir melhor os efeitos positivos. Faça 30 a 40 minutos de atividade física, 3 ou 4 vezes por semana. Lembre-se sempre de consultar seu médico.
7 - Diminua os cigarros gradualmente (se você cortar gradualmente certifique-se de definir uma data em que irá parar de fumar). Maneiras de cortar gradualmente incluem: planejar quantos cigarros você fuma por dia até a data em que irá parar, diminuindo o número de cigarros a cada dia; comprar apenas um pacote de cada vez; mude de marca para que você não goste de fumar tanto.
8 – Alie-se à alimentação, isso ajudará a mudar seus hábitos mais rápido e também condicionar seu corpo da melhor forma, nutrindo-o.
Não deixe de buscar orientação médica, é essencial ter acompanhamento, os cuidados corretos para que sua saúde se recupere e tenha qualidade de vida!
Fonte de pesquisa: Exame