EXAME TOXICOLÓGICO: O QUE É E PARA QUE SERVE?

O que é Exame Toxicológico: se trata da análise de substâncias ilícitas ingeridas, que podem ser detectadas pelo exame com 90 até 180 dias após a ingestão.
Desde 2016, seguindo a resolução 583 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o exame é obrigatório na renovação e primeira habilitação das CNH’s das categorias C, D e E
Com o exame é possível detectar qualquer tipo de droga seja ela depressiva, alucinógena ou estimulante, ou seja, desde maconha, êxtase, até o mais simples rebite - uso comum entre caminhoneiros, usado para inibir o sono e prolongar viagens sem precisar dormir.
Por ter mais efetividade na descoberta, o método mais utilizado é o exame toxicológico de larga janela de detecção. Não há necessidade de nenhum preparo especial e conta com o diferencial de quantidade da droga utilizada, apontado em escala (leve-fortíssimo). Na realização, para análise, são colhidas amostras de queratina (um fio de cabelo, pelos ou unhas).
No caso de utilização de algum tipo de medicamento controlado ou ingestão de bebida alcóolica, não será detectado no exame. Este é outro tipo de exame, o comumente chamado “bafômetro“, que é obrigatório para todas as categorias em caso de blitz ou condução irregular verificada. O exame toxicológico aponta especificamente o uso de drogas ilícitas.
Por questões de segurança, é necessário que o motorista esteja em condições estáveis de saúde. Então, com a intenção de ter uma CNH nas categorias C, D e E, entende-se que o motorista manuseará e/ou transportará cargas altas e até mesmo vidas.
Em caso de negativa ao exame ou até mesmo, resultados positivos, não será possível dar continuidade ao processo de habilitação, nem mesmo a contratação em casos de motoristas e caminhoneiros.
Para mais informações, entre em contato conosco!