ÁLCOOL, DROGAS, REMÉDIOS E VITAMINAS PODEM INTERFERIR NOS RESULTADOS DOS EXAMES?

Bebidas alcoólicas causam interferência principalmente em exames de triglicerídeos, colesterol, GGT, entre outros, em intensidade variável. Por isso, não se deve consumir bebida alcoólica nos três dias antecedentes à realização de exames.
Fumar compromete exames de agregação plaquetária e de curva glicêmica. Nestes casos, não fume no dia da coleta de seus exames.
Remédios podem interferir em exames de laboratório. O ácido acetilsalicílico, presente em vários analgésicos, antitérmicos e antiácidos (AAS, Aspirina, Buferin, Cibalena, Dooxene-A, Doril, Engov, Melhoral, Somalgin, entre outros) interfere em testes de coagulação do sangue, agindo como um antiagregante das plaquetas. J Em altas doses o Ácido Acetilsalicílico pode reduzir os valores totais de tiroxina (T4).
IMPORTANTE: O uso de qualquer medicamento deve sempre ser informado às recepcionistas do laboratório. A suspensão do medicamento antes da coleta de examessó pode ser feita pelo médico.
Vitaminas podem interferir em exames de laboratório, a exemplo da Vitamina C, que pode alterar exames de creatinina e glicose, e da Vitamina E, que pode interferir nos testes de agregação plaquetária. Evite consumir vitaminas antes da coleta.