O check-up infantil é indicado para todas as crianças e deve ser feito anualmente, mantendo como um hábito importante, cuidar da saúde.
O tratamento precoce é muito importante, quando descobrimos certas complicações no início delas, é mais fácil de controlar e assim, podemos garantir um crescimento saudável para as crianças.
Confira os principais exames que devem ser realizados, conforme orientação pediátrica.
Exames de sangue: A coleta de sangue para as crianças não é nada fácil, né? Entretanto, um exame de sangue, como o hemograma, é um exame fundamental na prevenção de diversas infecções e doenças, como: anemia, infecções virais e bacterianas.
Além do hemograma, outros exames importantes que podem ser indicados pelo pediatra: check-up de perfil lipídico (para avaliar o colesterol), de glicemia (para avaliar o açúcar no sangue), de tireoide (T4 e TSH), de dosagem ferro sérico e de ferritina (para avaliar uma possível anemia).
Exame parasitológico de fezes: As crianças correm riscos maiores de ter vermes, pois seu sistema imunológico não está totalmente desenvolvido. Elas têm mais contato com o chão, poeira e sujeira, o que muitas vezes acontece de elas levarem as mãos sujas até a boca, ficando sujeitas a infecções.
Por isso, o exame de fezes, como o parasitológico, é recomendado no check-up infantil. Investigamos a presença de parasitas e protozoários, para analisar possíveis indícios de verminose.
Exame de urina: Um teste simples que nos possibilita detectar diversas patologias, não apenas aquelas que afetam os rins e as vias urinárias, mas também doenças renais e até diabetes.
A infecção urinária é um dos principais problemas que podem atingir as crianças. Isso porque, além de terem o trato urinário ainda em desenvolvimento, a criança ainda está aprendendo a controlar suas idas ao banheiro e desenvolvendo seus primeiros hábitos de higiene.
É preciso prestar atenção nos seguintes sintomas: perda de peso repentina, falta de apetite, alterações do sono, irritabilidade, choro constante, ou febre sem razão aparente.
Exames de vista: O teste do olhinho deve ser feito na maternidade, para verificar se está tudo normal com a visão do recém nascido. Caso esteja tudo regular, a partir do primeiro ano de vida da criança, é recomendado fazer o exame de vista novamente a fim de checar todo o desenvolvimento de visão da criança neste período.
Durante a infância, sinais como apertar os olhos para ver TV ou ler um livro, tropeçar, cair ou esbarrar em objetos com frequência, podem indicar a necessidade de uma avaliação da qualidade visual da criança.
Exames de audição: Assim como o teste dos olhos deve ser feito na maternidade, o do ouvido também, para avaliar a recepção de sons pelo bebê. Após essa triagem, é recomendável continuar monitorando a saúde auditiva da criança em seus primeiros anos de vida e, também, na sua vida escolar.
Vale ressaltar que, especialmente durante o período de desenvolvimento da fala da criança, ela não conseguirá manifestar aos pais caso não escute com qualidade, o que poderá prejudicar bastante a evolução da sua comunicação com as pessoas.
O acompanhamento com o pediatra é recomendado desde o nascimento até a juventude.
Faça o check-up do seu pequeno no Laboratório Palma.
Popular
(49) 3222-4386 | (49) 98505-8880 (WhatsApp)
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso website. Para saber mais, acesse a página Política Privacidade.