Você já sentiu queimação no estômago ou uma dor incômoda no alto da barriga? Esses são alguns dos sintomas da gastrite, que também incluem enjoos, podendo até levar ao vômito.
A gastrite atinge muitas pessoas que, ao receberem o diagnóstico, precisam adotar algumas restrições alimentares, como evitar alimentos ácidos e gordurosos, entre eles frutas ácidas (mexerica, laranja, abacaxi, etc.), vinagre, café e frituras.
No entanto, nem só de restrições na dieta vive quem tem gastrite. Veja quais hábitos são bem-vindos e quais alimentos não agridem o seu sistema digestivo e ainda controlam a doença.
Legumes e verduras cozidos
Ter uma alimentação equilibrada e saudável é muito importante no tratamento da gastrite. Por isso, os alimentos cozidos são recomendados, pois facilitam a mastigação e a digestão, dando uma aliviada nas funções do estômago.
Frutas vermelhas
Os flavonoides, compostos antioxidantes presentes em morango, amora, mirtilo e framboesa, por exemplo, são conhecidos pelo poder anti-inflamatório e cicatrizante.
Sardinha
Os peixes, especialmente os de água fria, são uma ótima pedida, já que possuem ômega-3, que reduz a inflamação do estômago e, de acordo com alguns estudos, também impede o crescimento da bactéria H. pilory. O salmão também entra na categoria, mas opte pelos peixes selvagens e não os de cativeiro.
Maçã
A fruta é conhecida por aliviar os desconfortos gástricos, por conta de seu efeito antiácido. Uma dica importante, para aliviar o desconforto gástrico, é sempre comer alguma coisa no intervalo das refeições. A maçã é uma ótima opção de lanche para não deixar seu estômago vazio.
Alimentar-se de forma consciente é o primeiro passo para a mudança e bem-estar.
Afinal, como dizem, somos o que comemos. Lembrando que, dependendo do grau da gastrite, apenas a dieta não é suficiente e é necessário entrar com medicação.
Procure um profissional.
Popular
(49) 3222-4386 | (49) 98505-8880 (WhatsApp)